logo
Bem-vindo! Para ver todas as funcionalidades deve Entrar or Registrar.

Notification

Icon
Error

Novo Tópico Publicar Resposta
Opções
Ir para a última participação Ir para o primeiro não lido
admin  
#1 Enviado : terça-feira, 19 de Dezembro de 2017 10:27:39(UTC)
Retweet Citação
admin

Classificação: Administration

Reputação:

Grupos: Administrators
Desde: 13-01-2015(UTC)
Envios: 124

Foi agradecido: 6 vez(es) em 6 post(s)

A primeira estimativa do INE sobre o rendimento da atividade agrícola aponta para um decréscimo de rendimento na ordem dos 2,4% em 2017, influenciado sobretudo por umaexpressiva redução” (-25,4% face a 2016) dos Outros subsídios à produção. Em contraste, a publicação do INE estima um aumento de 4,5% do Valor Acrescentado Bruto devido ao impulso da produção do ramo agrícola e do consumo intermédio durante o último ano.

Apesar da seca extrema registada este ano, a publicação revela um aumento do volume da produção agrícola em geral, com a produção vegetal, hortícola e frutícola a serem apontadas como “as causas principais”.

Em relação à fruta verificou-se um aumento de volume na ordem dos 17,2%, tendo a amêndoa alcançado um valor record de 20 mil toneladas. Com este aumento, o INE prevê reduções na ordem dos 1,4% nos preços dos produtos frutícolas e de 27,3% na batata.

Em terreno positivo também se destaca a produção de vinho, que contou com uvas de elevada qualidade, boas condições de maturação e elevados teores de açúcar. Um cenário que perspetivavinhos de qualidade superior”.

Em contrapartida, a produção de azeite e de cereais foi afetada negativamente pela seca, originando quebras de 9,3% e 8,1%, respetivamente. Estas quebras levaram a um aumento dos preços destes produtos, que no caso do azeite poderá chegar aos 29,6%.

Por fim, a produção animal também cresceu, embora a uma taxa menor (3,2%). Este valor foi determinado pelo aumento de preços, nomeadamente da carne suína, leite e ovos. A crise europeia de ovos contaminados com pesticidas potenciou a exportação do produto nacional e fez aumentar o seu valor de mercado.

Usuários visualizando este tópico
Novo Tópico Publicar Resposta
Ir para o Fórum  
Você pode adicionar novos tópicos neste fórum.
Você pode responder a tópicos deste fórum.
Você pode excluir suas participações deste fórum.
Você pode editar suas participações neste fórum.
Você não pode criar enquetes neste fórum.
Você pode votar em enquetes neste fórum.