logo
Bem-vindo! Para ver todas as funcionalidades deve Entrar or Registrar.

Notification

Icon
Error

Novo Tópico Publicar Resposta
Opções
Ir para a última participação Ir para o primeiro não lido
admin  
#1 Enviado : terça-feira, 26 de Setembro de 2017 10:41:11(UTC)
Retweet Citação
admin

Classificação: Administration

Reputação:

Grupos: Administrators
Desde: 13-01-2015(UTC)
Envios: 123

Foi agradecido: 6 vez(es) em 6 post(s)

"Os agricultores e os jovens agricultores portugueses felizmente estão mais dispostos a investir no setor."

1. Qual é o verdadeiro estado da agricultura nacional?

O momento presente é particularmente delicado em Portugal, pese embora o clima positivo agrícola dos últimos anos. As exportações portuguesas de produtos alimentares nacionais têm aumentado muito nomeadamente no azeite, no vinho, nas frutas e nas hortícolas. Digo delicado porque a seca com que nos deparamos, para as agriculturas extensivas de sequeiro e para a criação de gado, tem provocado elevados prejuízos aos agricultores de diversas regiões. Este ano as colheitas dos cereais, dos fenos, das palhas e das pastagens, ficaram bastante comprometidas pela ausência de chuvas praticamente desde o último Inverno. Nas áreas regadas apesar de alguma diminuição de produção e do aumento de custos verificado, fruto da necessidade de maior racionamento da água, o efeito seca foi mais ligeiro.

Os agricultores e os jovens agricultores portugueses felizmente estão mais dispostos a investir no setor. Tem aumentado o investimento em tecnologias de ponta, em agricultura de precisão, no regadio e em novas culturas, o que associado à maior inovação e organização da produção, assinalam uma nova fase da agricultura portuguesa, que importa continuar a apoiar no futuro.  

2. Que fatores determinam o sucesso dos jovens agricultores?

Os novos jovens agricultores aportam mais formação de base mesmo em áreas não agrícolas, o que tem modificado o paradigma da aposta em produções tradicionais.

A AJAP vê este momento como positivo, contudo tem acautelado para alguns riscos que caracterizam esta atividade e desenvolvido ações de apoio a acompanhamento técnico aos jovens agricultores recentemente instalados.

O balanço é positivo e motivador o que permite concluir que estamos no bom caminho, capazes de, num futuro próximo, equilibrar a balança comercial para produtos alimentares.

Os jovens procuram cada vez mais informação, estão em permanente atualização dos mercados, dos preços e das diferentes oscilações caraterísticas de setor que compete à escala global.

O aumento da população à escala mundial, previsto nas próximas décadas, faz acreditar os jovens da importância crescente que a agricultura representa para a humanidade e do seu papel enquanto interveniente de um processo exigente na produção, pragmático em relação aos recursos naturais e mitigador das alterações climáticas.   

3. Que conselhos deixa aos jovens que querem fazer da agricultura o seu futuro, a sua profissão?

Prudência, ânimo, sentido de risco e objetividade. 

Editado por utilizador terça-feira, 26 de Setembro de 2017 10:41:51(UTC)  | Motivo: Não especificado

Usuários visualizando este tópico
Novo Tópico Publicar Resposta
Ir para o Fórum  
Você pode adicionar novos tópicos neste fórum.
Você pode responder a tópicos deste fórum.
Você pode excluir suas participações deste fórum.
Você pode editar suas participações neste fórum.
Você não pode criar enquetes neste fórum.
Você pode votar em enquetes neste fórum.